---------------------------------------------------------
O BALA MÁGICA MUDOU DE ENDEREÇO

Este blog agora faz parte do condomínio
de blogs de ciência Science Blogs Brasil!
Acesse o novo link do Bala Mágica e fique por dentro
do que acontece no nano(bio)mundo:


Comentários não serão mais aceitos aqui no Blogger,
por gentileza dirija-se ao novo endereço.

Aguardo você lá no SBBr!
---------------------------------------------------------

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nanoarte

De tempos em tempos tenho publicado aqui algumas imagens de microscopia eletrônica de "nanocoisas", cujas formas são tão interessantes, que acabaram sendo premiadas no concurso Science as Art, promovido todo ano pela Materials Research Society (MRS). As imagens de microscopia eletrônica são obtidas em escala de cinza - alguns "artistas" usam programas como Photoshop para colorizá-las e realçar sua beleza.

No Brasil, uma iniciativa semelhante foi feita, no que se refere à divulgação das coisas nanométricas sob o ponto de vista estético. Há um tempo atrás recebi um e-mail do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) com indicação para um link sobre "Nanoarte". Abri o link e tive uma grata surpresa: as imagens são lindas! Selecionei quatro de forma aleatória para deleite do leitor, mas recomendo que todas sejam vistas.

A ideia é encabeçada pelo professor Elson Longo, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Os créditos das imagens são de Rorivaldo de Camargo, técnico em microscopia, e Ricardo Tranquilin, mestrando. Belas imagens e bela iniciativa.

OBS.: As imagens do projeto são de materiais cerâmicos em pó. A única coisa que senti falta no site foi de uma indicação mais específica do que é composta cada imagem e detalhes da técnica empregada para obter cada uma.

Leia outros posts relacionados (por assunto)



4 comentários:

Joey Salgado disse...

Belas imagens!

Quanto ao que é e como foi feito, talvez eles nem possam divulgar de fato, vai saber...

Inté!

Alessandro Moisés disse...

Imagens muito bacanas.

Interessante a beleza com a qual a natureza se exibe.
Desde as menores estruturas do mundo subatômico, às maiores estruturas cosmológicas...

Alessandro Moisés disse...

Ah, e parabéns pelo seu novo posto no science blogs Brasil.

Boa mudança e muito sucesso por lá!

Fernanda Poletto disse...

Oi, Alessandro Moisés

Obrigada, você não imagina como fiquei feliz com a oportunidade de fazer parte do SBBr!!! Afinal, a vizinhança é da mais alta estirpe!

Ainda estou na fase dos trâmites burocráticos, mas espero me mudar logo (mas não vou negar que vai bater uma saudadezinha daqui por um tempo, tudo foi feito com muito carinho - sou um ser "apegado", sabe?)

Abraço!

Postar um comentário

(comentários no Blogger não serão mais aceitos)

Você quer deixar algum comentário aqui no Bala Mágica? Então dirija-se ao novo endereço, no Science Blogs Brasil. Lá você encontrará essa mesma postagem, e seu comentário poderá ser publicado. Obrigada!