---------------------------------------------------------
O BALA MÁGICA MUDOU DE ENDEREÇO

Este blog agora faz parte do condomínio
de blogs de ciência Science Blogs Brasil!
Acesse o novo link do Bala Mágica e fique por dentro
do que acontece no nano(bio)mundo:


Comentários não serão mais aceitos aqui no Blogger,
por gentileza dirija-se ao novo endereço.

Aguardo você lá no SBBr!
---------------------------------------------------------

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dia nacional do voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado no Brasil foi instituído no dia 28 de agosto de 1985, através da Lei Nº. 7.352. Desde então, ele é comemorado anualmente. Mas não é só para parabenizar os voluntários brasileiros que escrevo esse post.

O voluntariado é um exercício de cidadania, uma forma de fazer diferença. E é também um ato de amor. E não se engane, porque não é só um ato de amor ao próximo - é incrível como a gente acaba ganhando mais do que dá.

Que diferença você faz?

Hummm, quer fazer a diferença e não sabe como? Pense numa competência que você tenha.

Sabe dar aulas? Sabe construir pipas? Sabe jogar basquete? Projetos que envolvam escolas podem ser uma boa escolha.
Sabe cozinhar? Costurar? Trabalhar com madeira? Você seria muito importante para projetos que buscam resgatar pessoas e até comunidades inteiras para o mercado de trabalho.
Sabe ouvir e conversar? Há locais, como casas de repouso, hospitais e orfanatos, onde você pode tornar a vida das pessoas mais leve e agradável.
Você acha que não sabe nada útil para alguém e por isso não pode ajudar? Pois saiba que em muitas comunidades carentes as pessoas mal sabem quais são as noções básicas de higiene, e você poderia ensiná-las na forma de palestrinhas e atividades práticas.
Gosta de plantas e animais? Há muitas iniciativas de proteção ao meio ambiente nas quais se vincular.
Gosta de organizar as coisas e arrumar, mas não gosta muito de ficar em contato intenso com pessoas? Procure a biblioteca pública da sua cidade e ajude a restaurar livros.
Sabe organizar eventos? Saiba que essa é uma das maneiras de arrecadar fundos para causas sociais, e quanto mais gente ajuda, melhor.

Qualquer pessoa pode ser voluntária. Não é preciso ser especialista em nada, não.... Basta querer participar e contribuir. Basta decidir e fazer.

Leia outros posts relacionados (por assunto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

(comentários no Blogger não serão mais aceitos)

Você quer deixar algum comentário aqui no Bala Mágica? Então dirija-se ao novo endereço, no Science Blogs Brasil. Lá você encontrará essa mesma postagem, e seu comentário poderá ser publicado. Obrigada!