Imagine uma fria manhã de inverno. Você acorda, olha pela janela e vê tudo branquinho lá fora (pelo menos aqui no sul....). Aí você acha tão lindo que tira uma foto! Ela vai se parecer muito com essa aí em cima, embora uma coisa não tenha nada a ver com a outra.... Essa imagem na verdade corresponde a nanofibras de SnO2 - a técnica para sua obtenção foi a microscopia eletrônica de varredura, e o artista chama-se Suresh Donthu, da Northwestern University. Essa imagem ganhou o primeiro lugar do prêmio Science as Art de 2007, promovido pela MRS.
P.S.: Se eu mesma não tivesse lido no site que se trata de imagem de nanofibras, não teria acreditado.
P.S.: Essa brincadeira de descobrir o que são as imagens obtidas por microscopia eletrônica está sendo feita pelo pessoal da Globo na série de reportagens sobre nanotecnologia do Jornal Bom Dia Brasil, que passa às 7h30 - se quiser ver as imagens, clique aqui. Até o momento, nenhum absurdo foi dito - só acho que poderia ter sido traçado um panorama mais amplo sobre as pesquisas brasileiras na área, há muita gente boa trabalhando com o assunto nesse Brasilzão e é legal valorizar isso.
3 comentários:
Fe!
A foto do olho foi a mais bizarra né? hehehe
beijos
Eu também achei!
Sabe o que eu tinha chutado? Orelha humana...
Bjs,
Fe
@Marilia
O que torna o chute mais difícil é a ausência de escala nas imagens....
Postar um comentário
(comentários no Blogger não serão mais aceitos)
Você quer deixar algum comentário aqui no Bala Mágica? Então dirija-se ao novo endereço, no Science Blogs Brasil. Lá você encontrará essa mesma postagem, e seu comentário poderá ser publicado. Obrigada!